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A importância da humanização no atendimento médico

A humanização no atendimento médico é um tema cada vez mais importante na área da saúde. Hoje, as instituições médicas precisam entender que não basta oferecer serviços de qualidade, mas sim proporcionar uma experiência positiva e humanizada aos seus pacientes. Quando se trata de produtos médico-hospitalares, esse cuidado com a humanização é essencial. Afinal, ao passar por um tratamento médico, o paciente pode se sentir vulnerável, inseguro e até mesmo com medo. É nesse momento que a humanização se torna crucial para garantir que a experiência seja a mais positiva possível. Um atendimento humanizado não só contribui para o bem-estar do paciente, como também para o sucesso do tratamento.

Mas o que seria exatamente a humanização no atendimento médico?

Trata-se de um conjunto de práticas e valores que buscam promover um atendimento mais empático, acolhedor e humano. Isso pode incluir desde a escuta ativa dos pacientes até a utilização de uma linguagem mais clara e acessível, passando pela oferta de ambientes mais aconchegantes e acolhedores.

Quando se fala em produtos médico-hospitalares, a humanização pode se dar de diversas formas. Por exemplo, um dispositivo médico que possa ser inserido e tenha longa permanência pode contribuir para que o paciente se sinta mais confortável e não tenha o incômodo de criar outro acesso. Já um paciente que precisa de nutrição enteral ou medicamentos diretamente no estômago, ao utilizar um produto com um design mais atraente, pode ajudar a aumentar a autonomia e independência, melhorar a qualidade de vida, proporcionar recuperação mais rápida e prevenir complicações médicas, tornando a experiência mais agradável.

Além disso, é importante lembrar que a humanização no atendimento médico não se limita apenas ao paciente, mas também se estende aos profissionais de saúde.

Humanização no atendimento médico: cuidando não apenas dos pacientes, mas também dos profissionais de saúde

É preciso garantir que os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde tenham condições adequadas para realizar seus trabalhos de forma humanizada e com qualidade. Nesse sentido, produtos médico-hospitalares que facilitem o trabalho dos profissionais de saúde e que ofereçam maior conforto e segurança no ambiente de trabalho também contribuem para a humanização no atendimento médico. Isso pode incluir desde equipamentos mais modernos até correlatos médicos, popularmente conhecidos como produtos para a saúde.

Por fim, é importante lembrar que a humanização no atendimento médico não é apenas uma questão de empatia e cordialidade, mas sim um diferencial competitivo para as instituições médicas. Afinal, um atendimento humanizado pode fidelizar pacientes e tornar a instituição mais reconhecida e respeitada no mercado. Por isso, é fundamental que as instituições médicas estejam atentas à importância da humanização no atendimento médico e busquem investir em produtos médico-hospitalares que contribuam para essa prática. Assim, será possível oferecer um atendimento mais completo e humano aos pacientes, contribuindo para a melhoria da saúde e do bem-estar de todos.

Para Mezomo (1995, p.73):

A definição de “qualidade” na área da saúde (e do ensino) implica também a explicitação e incorporação dos direitos fundamentais da pessoa humana que devem ser garantidos e preservados em sua integridade. Assim, por exemplo, é necessário que a organização reconheça a dignidade das pessoas, bem como o valor da vida e da saúde e que se comprometa a respeitá-lo de forma absoluta.

MEZOMO, João Catarin. Gestão da qualidade na Saúde: Princípios básicos. São Paulo: 1995.

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Thaynara Ferreira

Analista de Inbound Marketing e Eventos